segunda-feira, 1 de junho de 2009

Para refletir...=]

“Intervenções do professor no caminho da aprendizagem significativa”

No lugar de um texto didático,
Explicativo,
Objetivo,
Eu queria escrever uma poesia...
Uma poesia com palavras simples,
Como o mel...
Uma poesia para ser lida,
Não pelas rimas ou pelas sintaxes perfeitas,
Como as líamos nos nossos exercícios escolares...
-Rasguem a introdução do livro de poesia !
Disse um ser humano,
Também professor
Em Sociedade dos poetas mortos.
Eu queria ser capaz de escrever uma poesia...
Que brincasse com as palavras
E com elas inventasse idéias
Novas idéias...
Na cabeça de quem lê...
Hoje,
Amanhã,
E de muito depois...
Eu queria ser capaz de escrever uma poesia...
Que transformasse cada letra
Em gotas de chuva
Molhadas de sensibilidade...
Carregadas de sensações...
E como nuvem cor de rosa no céu ensolarado
Entrassem pelos olhos
E, num momento mágico,
Devagarinho,
Despertando campos floridos,
Caíssem como orvalho...
Eu queria ser capaz de escrever uma poesia...
Que transformasse cada significante
Em estrelas de sonho
Brilhantes pela imaginação...
Coloridas pela memória...
E, como massa estelar, via-láctea simbólica, em céu estrelado
Entrassem também pelos olhos
E, num momento mágico,
Devagarinho,
Despertassem o sono...
E, se transformassem em novas significações...
Um jeito novo de ver o velho...
Gotas de chuva,
Estrelas de sonho,
Entrem por favor nestes olhos que lêem,
Nestes ouvidos que me escutam...
Convidem este ser humano a ser mais humano,
A redescobrir sua sensibilidade,
A resgatar sua imaginação e seus sonhos,
A perceber por todos os seus poros,
Por todos os sentidos...
E depois, por trás destes olhos mais sensíveis
Iluminem este ser humano,
Também professor,
É só com este olhar,
Enriquecido,
Revigorado,
Que ele pode pensar em intervenções junto a outro ser humano,
Aluno-criança,
Aluno-adolescente,
Aluno-adulto...
Eu queria ter escrito uma poesia...
(Miriam Celeste Martins)

0 comentários: